Leonam Loureiro aprovado em primeiro lugar em medicina na UFF

O irmão Leonam de Freitas Azevedo Loureiro, de 19 anos, membro do Capítulo Gonçalense, 209, foi o primeiro colocado entre 180 vagas oferecidas para o Curso de Medicina ofertado pela Universidade Federal Fluminense – UFF, no Rio de Janeiro. Nascido em Niterói, o mais novo universitário de medicina, iniciará seus estudos no campus Valonguinho, situado na cidade sorriso.

Esta foi a segunda vez que o irmão Leonam prestou vestibular para o curso de medicina. A primeira tentativa se deu no ano de 2016, através do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, na ocasião o irmão atingiu a marca de 740 pontos, o que mesmo assim não lhe garantiu uma vaga.
Em novembro de 2017 novamente através do ENEM, o irmão Leonam se superou, e atingiu a nota de 799,5! O que lhe rendeu a aprovação e a primeira colocação nas vagas da UFF. E nosso irmão iniciava sua jornada rumo a seu sonho: Tornar-se médico!

De acordo com o irmão Leonam, a Ordem DeMolay o ajudou bastante nesta conquista, devido a organização em seu planejamento de estudos, na disciplina que ele empenhava durante sua rotina intensa de estudos voltados a este objetivo. O irmão, dedicava cerca de 13 horas de seu dia para os estudos. “O segredo é conciliar o estudo intenso com o descanso adequado e atividade física diária, visando a saúde tanto do corpo quanto da mente”, explica o Irmão Leonam.

Leonam, é filho único, e seus pais, José Carlos de Azevedo Loureiro, Engenheiro de Telecomunicações e Marcia de Freitas Moreira, Advogada. Leonam sempre contou com o apoio e incentivo de seus pais e de sua namorada Júlia Combat, universitária no curso de Engenharia Química… “Eu via tanto tempo de estudos quanto o de descanso, algo necessário. Era tudo uma questão de equilíbrio entre o esforço e o descanso. Suas horas de estudos foram complementos de tudo que fez ao longo de vários anos”, conta o Tio José Carlos.

Por ser bolsista integral em uma escola particular, o irmão Leonam recebeu todo o apoio necessário dos professores e coordenadores para alcançar seu objetivo com esta aprovação.

Sua mãe, Marcia de Freitas Moreira, sempre ajudou nos momentos mais difíceis, por passar mais tempo acompanhando a dedicação do filho e também todos os sacrifícios e abdicações feitas pelo irmão Leonam. “Ter um filho tão dedicado aos estudos, é ter tanta dedicação a ele quanto tem aos livros. É saber entender seu tempo de estudo e acompanha-lo às aulas e livrarias constantemente, como fiz ao longo de todos os anos”, conta a Tia Marcia.

O Irmão Leonam afirma que nunca imaginou que seria aprovado em primeiro lugar para o curso de medicina numa Universidade Federal. Segundo ele, não teria conseguido tal feito se não fosse a Ordem DeMolay, a família, os amigos e os professores.

Para incentivar os Irmãos que assim como ele se dedicam a um sonho como o dele, ele cita a frase de Winston Churchill: “O sucesso é a capacidade de ir de um fracasso ao outro sem perder o entusiasmo”.

Para o futuro, o irmão deseja se especializar na área de neurocirurgia, almeja ainda, conciliar tal especialização voltadas as áreas de robótica e nanotecnologia, (desenvolvimento de robôs e tecnologias em pequenas escalas).

“O futuro da medicina estará cada vez mais próximo da nanotecnologia. O desenvolvimento de pequenos robôs, que sejam capazes de diagnosticar o paciente de uma maneira mais precisa e menos incisiva, trará melhores resultados à medicina moderna”, afimar o Irmão Leonam.

Matéria no SCODB