Funcionamento

O RITUAL, A SIMBOLOGIA E A FILOSOFIA DA ORDEM

O ritual é bem simples, para a compreensão dos meninos, mas de uma riqueza simbólica incrível. A Ordem dos Escudeiros possui três virtudes, simbolizadas em três baluartes: Os livros da Sabedoria, a Espada da Verdade e o Malhete da Justiça.

A Távola é um circulo dividido por duas linhas amarelas em quatro quadrantes. Uma linha se encontra na horizontal e outra na vertical, formando uma cruz. Na parte superior, no quadrante do lado esquerdo está o brasão da Ordem DeMolay, pois se não existisse a Ordem DeMolay, não existiria a Ordem dos Escudeiros. O brasão também relembra o patrocínio que os Capítulos DeMolays dão as Távolas.

No quadrante direito da parte superior fica o Malhete da Justiça. No quadrante esquerdo da parte inferior fica a Espada da Verdade e no quadrante direito da parte inferior ficam os Livros da Sabedoria.

COMPOSIÇÃO

Uma Távola é composta por:

Mestre Escudeiro

Primeiro Escudeiro

Segundo Escudeiro

Secretário

Tesoureiro

Mestre de cerimônias

Capelão

Organista

Sentinela

Cada Távola deve possuir um Conselho de Honra, sendo formado por dois tios maçons, um sendo Presidente do Conselho e outro sendo Consultor. Também fazem parte do grupo, o Nobre Cavaleiro, Mestre Conselheiro e demais interessados do Capítulo.

OBJETOS UTILIZADOS POR UMA TÁVOLA:

2 malhetes no posto do Mestre Escudeiro;

Bandeira Nacional;

1 Espada;

Livros Escolares

Bíblia Sagrada;

Távola Redonda (Mesa Redonda), de cor azul royal, dividida em quatro linhas amarelas formando os quadrantes;

Um logotipo bordado do Brasão DeMolay que deverá ficar no quadrante esquerdo, na parte superior da Távola;

Colares de Oficiais e Nobre Cavaleiro;

Estandarte da Távola.

NOBRE CAVALEIRO

O Nobre Cavaleiro é também uma peça fundamental nos trabalhos da Távola. Este DeMolay guiará as cerimônias ritualísticas, bem como, irá colaborar na organização e execução dos projetos e objetivos almejados em grupo. É indicado que o Nobre Cavaleiro seja um DeMolay mais velho.

DESPESAS DE UMA TÁVOLA

Não havendo nenhuma situação extraordinária, os gastos serão:

Confecção da Mesa Redonda que simboliza a Távola nas reuniões da Ordem.

Confecção do Estandarte da Távola.

Eventuais manutenções de materiais utilizados nas reuniões e/ou reposição dos itens existentes no kit que o SCODB fornece (os materiais com exceção do estandarte e mesa redonda são encontrados na Loja DeMolay – http://www.lojademolay.org.br/).

Possíveis viagens e/ou atividades internas que o Capítulo deseje fazer com a Távola.

REUNIÕES

As cerimônias formais duram de 30 a 60 minutos e ocorrem uma vez por mês. É sugerido também, que sejam realizadas atividades extras, sendo um mecanismo motivador, além de obter um dinamismo e ludicidade entre seus membros.

TRAJE DO ESCUDEIRO

O Escudeiro deve estar vestido durante reunião formal com camisa social branca de manga longa, calça social preta, meias preta, sapato preto, cinto preto e gravata longa azul royal.