GCE-RJ

No ano de 2005 pensando-se em uma nova estrutura administrativa que pudesse organizar melhor a condução da Ordem em nosso estado do Rio foi fundado no dia 31 de outubro no capítulo Luz do Universo o Grande Capítulo do Estado do Rio de Janeiro. Foi apenas no dia 19 de novembro que o Grande Capítulo do Estado do Rio de Janeiro foi instalado, quando nessa oportunidade foram eleitos os membros que iriam compor a primeira Diretoria Executiva deste GCE.

O Grande Capítulo do Estado do Rio de Janeiro da Ordem DeMolay para o Brasil é a instituição com autonomia financeira, administrativa e disciplinar da Ordem DeMolay Brasileira dentro do Estado do Rio de Janeiro. Somos jurisdicionados ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil tendo que seguir assim suas disposições e regulamentos. Esse novo órgão veio somar o crescimento da Ordem DeMolay no estado. Essa nova estrutura organizacional através de funções e cargos que possibilitaram maior dinamismo e funcionalidade permitindo que o foco do trabalho fosse direcionando em desenvolver e expandir a Ordem DeMolay em todo o território fluminense.

Desde sua fundação, tendo como seu primeiro Grande Mestre Estadual o maçom e sênior DeMolay Hugo Neto, do Capítulo Imperial de Petrópolis, o GCE-RJ vem estabelecendo um trabalho sério de apoio às lideranças adultas e juvenis de nosso estado, bem como agregando novos membros que melhoram a cada dia a sua atuação para o bem dos capítulos e da Ordem DeMolay fluminense. Desde o ano de fundação nossas lideranças, tanto adultas quanto juvenis, são sempre eleitas democraticamente em nosso Congresso Estadual realizado anualmente. Já há alguns anos a Ordem DeMolay no estado do Rio de Janeiro vem sofrendo uma grande expansão. Contamos com mais de 40 Capítulos ativos em mais de 19 municípios do Estado Fluminense, congregando mais de 5.200 jovens entre 12 a 21 anos de idade. Ao todo no Brasil já foram mais de 100.000 jovens iniciados