História

Desde seu início, a Ordem DeMolay sempre teve fácil expansão. O espírito de fraternidade presente nas reuniões acolhe os jovens numa fase da vida em que o caráter do ser humano começa a ser melhor delineado. Assim, em pouco tempo, os EUA sabiam o que era a Ordem DeMolay e apoiavam a causa. Exemplo disso são as várias personalidades americanas que foram DeMolays, como Walt Disney, o ator John Wayne e o ex-presidente Bill Clinton.

O país começou a tornar-se pequeno demais para a organização, passando a criar seus Capítulos em países da Europa, no Canadá e na Austrália, dentre outros. A Ordem DeMolay se estabeleceu no Brasil graças aos esforços do maçom Alberto Mansur, que tomou conhecimento da Ordem em 1970, através da leitura do “The New Age – July 1969”, comemorativo do cinqüentenário da Ordem. Percebendo a suma importância desta instituição, e a necessidade de preencher uma vital lacuna na Maçonaria brasileira, o sonho de trazer a Ordem para o Brasil foi despertado. Após diversos contatos com o Supremo Conselho Internacional da Ordem DeMolay, Alberto Mansur, conheceu pessoalmente em 1974, o Soberano Grande Comendador Norte-Americano George A. Newbury, que participava da VII Reunião dos Soberanos Grandes Comendadores das Américas, realizado no Rio de Janeiro, a quem revelou seu desejo de fundar a Ordem DeMolay no Brasil.

Alberto Mansur em seu primeiro relatório oficial como Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito (REAA) da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, anunciava como meta a instalação da Ordem no Brasil. Passados cinco anos sem êxitos, Mansur conheceu em Boston, em 1979, o então Grande Mestre Internacional C.C. “Buddy” Faulkner, grande líder e entusiasta da Ordem, que imediatamente confiou em Mansur, autorizando a fundação da Ordem DeMolay no Brasil, e nomeando-lhe, em 1980, Membro do Supremo Conselho Internacional e Oficial Executivo da Ordem DeMolay para o Brasil. Desta forma, foi fundado em 16 de Agosto de 1980 o primeiro capítulo da Ordem DeMolay no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, sob o patrocínio do Supremo Conselho do R.E.A.A., com o título de “Capítulo Rio de Janeiro da Ordem DeMolay nº 01”. Em 21 de Abril de 1985 a Ordem alcançou sua emancipação e independência com a fundação do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil (SCODB) a entidade federativa composta por 27 grandes capítulos estaduais encarregada de administrar a Ordem em território nacional.