O que é?

Ordem DeMolay é uma instituição de origem Americana, para garotos a partir dos 12 anos idade, que busca lapidar o caráter do jovem, preparando-o para que possa contribuir com a comunidade onde estiver inserido. Os trabalhos desenvolvidos na Ordem DeMolay, pelos próprios jovens, são:

Capacidade de Liderança
Senso de trabalho em equipe
Cidadania
Tolerância e respeito ao próximo
Responsabilidade
Respeito à hierarquia
Criatividade
Capacidade de tomada de decisão
Sentimento fraternal
Envolvimento social

Essa dinâmica é exercida em cédulas DeMolays denominadas Capítulos, que atuam geograficamente distribuídos em municípios ou bairros, em vários países do mundo. Dentro desses Capítulos DeMolays os ensinamentos se baseiam: Na prática de atividade voluntária, filantrópica, benemerente, esportivas e sociais; Na transmissão de técnicas de liderança, oratória, resolução de conflitos, gestão e organização institucional; Em estudos filosóficos baseados nas virtudes do Amor filial, Reverencias pelas coisas sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo. Apesar de ser uma instituição autônoma, muitas de suas atividades são apoiadas pela Maçonaria. As Lojas Maçônicas disponibilizam seu espaço para as reuniões dos Capítulos DeMolays, bem como alguns de seus membros para servir como Conselheiros. A Maçonaria investe nesta Ordem por julgá-la fundamental no engrandecimento da humanidade.

A Ordem é inspirada na história de Jacques DeMolay, 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, nascido no século XIII, executado no século XIV, acusado arbitrariamente de heresia e infidelidade à Igreja e ao Rei, ato comprovado nas escrituras do “Pergaminho de Chinon” (documento secreto do Vaticano) descoberto em 2002 por uma investigadora italiana, Barbara Frale. Há cerca de dois milhões de membros em todo o mundo e mais de 100 mil no Brasil. O DeMolay que completa 21 anos de idade é denominado Sênior DeMolay e passa a acompanhar os trabalhos da Ordem através da “Associação DeMolay Alumni”.No Brasil, somos distribuídos em mais de setecentos Capítulos com milhares de DeMolays regulares em todos os estados da federação que se reúnem frequentemente e geralmente aos sábados.